Membros

Membros do Hub de Inovação em IA são divididos em quatro categorias: pesquisadores, atuando diretamente em metodologias de IA e em ações estruturantes do Hub; estudantes focando seus estudos na área ou atuando em projetos ligados ao Hub; colaboradores externos, pesquisadores e profissionais colaborando de forma semi-regular com projetos; e residentes, compostos de pesquisadores, estudantes e profissionais participando em projetos específicos de tempo determinado.


Pesquisadores

Ricardo Matsumura Araujo. Professor no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel. Doutor em Ciência da Computação e bolsista de produtividade em desenvolvimento tecnológico pelo CNPq. Atua nas áreas de Aprendizado de Máquina, Inteligência Artificial, Mineração de Dados e Ciência de Dados.

Frederico Kremer. Coordenador adjunto do Hub. Doutor em Biotecnologia e professor no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel, atua na na área de bioinformática com foco em aplicações de métodos de aprendizagem de máquina, engenharia de dados e big data na solução de problemas de biotecnologia, como análise de genomas microbianos, prospecção de alvos vacinais, imunoinformática, classificação de dados de metagenoma e data warehousing de informações biológicas.

Larissa Astrogildo de Freitas. Doutora em Ciência da Computação e professora no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel. Atua nas áreas de Processamento de Linguagem Natural, Ontologias e Análise de Sentimentos.

Ulisses Brisolara Corrêa. Coordenador do Hub de Inovação em Inteligência Artificial. Doutor em Ciência da Computação e professor no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel. Atua nas áreas de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina,  Análise de Sentimentos, Processamento da Língua Natural, Desenvolvimento de Sistemas Inteligentes para Dispositivos Móveis e Embarcados.

Marcelo Rita Pias. Doutor em Ciência da Computação e professor no Centro de Ciências Computacionais da FURG. Atua nas áreas de Big Data, Aprendizado de Máquina em áreas como esportes, saúde, energia e educação, Internet das Coisas e algoritmos para Sistemas Distribuídos.

Marilton Sanchotene de Aguiar. Doutor em Ciência da Computação e professor no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel. Atua nas áreas de Sistemas Evolutivos, Sistemas Multiagentes, Aprendizado de Máquina, Matemática Intervalar e Processamento de Imagens aplicados à Engenharia Hídrica e à Biotecnologia.

Tiago Thompsen Primo. Doutor em Ciência da Computação e professor no Centro de Engenharias da UFPel. Atua nas áreas de Sistemas de Recomendação, Representação de Conhecimento, Educação Apoiada por Tecnologias, e Aprendizagem ao Longo da Vida.

 Paulo Roberto Ferreira Junior.  Professor no Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel. Doutor em Ciência da Computação e bolsista de produtividade em desenvolvimento tecnológico pelo CNPq. Atua nas áreas de Inteligência Artificial e Sistemas Ciber-físicos, envolvendo Inteligência de Enxames, Redes de Sensores Sem Fio, Sistemas Multiagentes e Planejamento de Missão com VANTs.


Estudantes

Graduação
Ari Vitor Lazzarotto (Computação)
Arthur Cerveira (Computação)
Carlos Augusto Calage (Computação)
Emerson Lopes (Computação)
Gabriel Gomes (Computação)
Gerônimo Zubiaurre Lemos (Computação)
Jean Reinhold (Computação)
Jean Sousa (Biotecnologia)
Kevin Weitgenant (Computação)
Thiago Reis Porto (Computação)
Vitor Silva da Costa (Computação)

Egressos

Larissa Strelow (Design)

 

Pós-graduação
Felipe Gruendemann
Gisele Simas
Ihan Bender
Juan Burtet
Ramásio Melo
Victor Cosenza

Pós-doutorado

Bruno Nunes

 


Colaboradores externos

Pedro Lemos Ballester. Doutorando em Neurociências, McMaster University, Canada.

Thiago Berticelli Ló. Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná. 


Residentes

Não há residentes no momento.